EMENTA DO CURSO PARA OS PROFESSORES







Formação:

ARTES GRÁFICAS E OUTRAS ARTIMANHAS

 

Apresentação:

Esta formação destina-se aos professores de artes e outros professores interessados da rede pública municipal de Jandira, consiste em contra partida do projeto selecionado por meio da RESOLUÇÃO Nº 002/2020 - SMCT Jandira - Considerando a Lei Federal 14.017, de 29 de junho de 2020 conhecida como Lei Federal de Emergência Cultural Aldir Blanc.

A formação em técnicas gráficas e artísticas, pensada na realidade e no dia-dia escolar, para que os docentes possam aplicar em sala de aula. Representa um esforço cidadão de pensar o papel do artista na sociedade, interagindo com as instituições que a compõe.

Breve currículo do formador:

Arte educador, artista plástico e cenógrafo, formado pela Universidade de Guarulhos (2008), pós-graduado em História da Arte pela Faculdade Paulista de Arte (2010) e integrante do grupo artístico “COLETIVO 308”. Desde 2011 mantém o “ATELIÊ KCHA”, um espaço com múltiplas ações, que concentra atividade de produção artística e cenográfica, oficinas de artes, encontros com grupos e debates, como consequência a isso articula o SARAU 50 TONS PERIFÉRICOS. Exerce também o trabalho com designer gráfico, ilustração e publicação do zine poéticos “cidade trem”.

Ementa:

O curso online, gravado em cinco aulas, com temas variados, prevendo uma produção final de cada participante, contará com 3 lives, para acompanhamento do processo e no final do curso o material produzido será recolhido e exposto em local a definir.

A carga horária do curso será de 30h e terá certificado emitido pela Secretaria Municipal de Educação de Jandira e Ateliê Kcha. Este certificado será conferido ao participante que assistir às aulas, assinar as listas de presença e realizar o trabalho final.

 

Objetivos gerais

·         Criar laços entre artistas e corpo escolar;

·         Ter maior inserção de produtores locais, artistas e artesões no cotidiano da escola;

·         Disseminar entre os estudantes a prática da expressão através das artes plásticas.

Objetivos específicos

·         Desenvolver com os professores uma produção para expor na escola;

·         Possibilitar conhecimento prévio de técnicas que o professor possa usar com os estudantes em sala de aula;

·         Apresentar a importância de pensar a apresentação do trabalho e sua possível exposição.

Conteúdo das aulas:

As aulas terão duração média de 1 hora, sendo:

1 – aula: COMO VENCER O PAPEL EM BRANCO - Uma dinâmica simples de criação de uma imagem ou desenho, através de um processo de livre associação e acabamento.

2 – aula: ESTÊNCIL ARTE – PADRÃO INFINITO - A partir de máscaras de estêncil desenvolver um padrão infinito, uma imagem que justaposta cria uma textura, um padrão.

3 – aula: XILOGRAVURA DA TRADIÇÃO A MATERIAIS ALTERNATIVOS - A xilogravura é um procedimento técnico, mas nesta aula vamos pensar materiais e formas de usar esta técnica em sala de aula.

4 – aula: TÉCNICA MISTA - A partir de um projeto vamos desenvolver técnicas variadas para compor uma imagem.

5 – aula: APRESENTAÇÃO DOS TRABALHOS - A apresentação do trabalho é tão importante quanto fazer nesse sentido tal apresentação pode ser por um paspatur em varal ou fixar na parede.

Metodologia

O curso será desenvolvido de maneira virtual, por meio de aulas gravadas, para otimizar o tempo do professor, cada aula contará como uma lista de presença com uma questão em aberto para dúvidas e questionamentos.

As lives serão para complemento das aulas, também terão lista de presença. Haverá como conclusão de curso um trabalho final, a execução de um processo individual que será recolhido pelos organizadores para expor em uma Unidade Escolar



Referencia Bibliográfica

  

ARGAN, Giulio Carlo. História da arte como história da cidade. Ed Martins Fontes, São Paulo, 1993.

 BOAL, Augusto. A Estética do Oprimido. Rio de Janeiro: Garamond, 2009.

DARDEL, Éric. O Homem e a Terra: natureza da realidade geográfica. São Paulo: ed.

Perspectiva, 2011

HERSKOVITS, Anico. Xilogravura: arte e técnica. Porto Alegre : Tchê!, 1986.

HUIZINGA, Johan. Homo Ludens: o jogo como elemento da cultura. MONTEIRO, João Paulo (tradução). São Paulo: perspectiva, 2010

KREJCA, Ales. Maria Bonomi gravadora. Cultura Editor e Associados: São Paulo, 2000.

LEFEBVRE, Henri. O Direito à Cidade. São Paulo: Centauro, 2001

MARTINS, Carlos (org.). A gravura brasileira contemporânea. Rio de Janeiro: Ed. Expressão e Cultura, 1966.

NOBREGA Mello. História do Rio Tietê.. Editora: editora itatiaia Ano: 1981

READ, Herbert – Arte e Alienação – O papel do artista na sociedade. trad Waltensir Dutra. Rio de Janeiro: Zahar Editora, 1967.

ROCHA, Alexandre de Souza, “Objetos, Atos e Situação no Morar na Periferia, Momentos de Implicações” tese de Doutorado pela Faculdade de Filosofia, Letras e Ciências Humanas – Departamento de Geografia da Universidade de São Paulo. São Paulo, 2007

SANTOS, Milton. Pensando o Espaço do Homem / Milton Santos. - 5 ed., 3.reimpr. - São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo, 2012.

Comentários